Youzz.net

domingo, 29 de julho de 2012

Truques para a cozinha I

VINAGRE CONTRA AS GORDURAS:

* Sabia que pode utilizar o vinagre para combater as gorduras que se infiltram no forno? Basta, para isso, humedecer os panos de limpeza em vinagre e água.


***********************************************************

TOSTAR FRANGO:

* Se gosta da pele do frango bem crocante e estaladiça, unte-o antes de o levar ao forno, com manteiga ou margarina e, de seguida polvilhe com farinha. Leve a cozinhar como habitualmente.

************************************************
 
MEL PRONTO A UTILIZAR:

* Se o mel cristalizou dentro do frasco e pretende utilizá-lo, coloque-o ao lume em banho-maria e este voltará a ficar fluido.


**********************************************

VINHO FRESCO NUM INSTANTE:

* Se vai dar uma festa e se esqueceu de pôr o vinho branco ou o champanhe a refrescar, não desanime. Ao balde de gelo, adicione uma pitada de sal e verá que rapidamente as bebidas ficarão a seu gosto.


************************************************

MAIONESE NO PONTO:

* Para ter certeza que a maionese vai ficar perfeita, tenha todos os ingredientes à mesma temperatura. Assim, não se esqueça de tirar os ovos do frigorífico pelo menos uma hora antes da preparação. Experimente ainda mexê-la com um dente de alho espetado na ponta do garfo, e verá que ficará espessa e bem firme.


***********************************************

DISSOLVER A GELATINA:

* Em 1º lugar, deve demolhar as folhas em água fria durante 5 minutos. Retire-as, escorra-as e esprema-as. Dissolva-as em banho-maria ou adicione-as a liquido quente.


***********************************************

PELÍCULA ADERENTE:

* Para evitar que a película cole ao desenrolar, quando não a utilizar, mantenha-a no frigorífico.


**********************************************

ESPETADAS MAIS SABOROSAS:

Para que os espetos de madeira não queimem e transmitam à carne um sabor desagradável, antes de os utilizar coloque-os em água durante 30 minutos. Seque-os ligeiramente e depois coloque os alimentos. Como ficam húmidos, não se queimam.


**********************************************

ARRANJAR PEIXE:

* Ao escamar o peixe, deverá fazê-lo sobre uma tábua, segurando o peixe firmemente no sentido do rabo para a cabeça, para que as escamas se soltem facilmente.


*********************************************

A ESCOLHA CERTA PARA A WOK:

* O óleo de amendoim é a melhor opção, pois como não tem sabor próprio, acentua o dos alimentos. Para além disso, permite cozinhar a altas temperaturas sem se queimar ou degradar.


************************************************

CORTAR COCO:

* Retire a casca rija do coco e corte-o ao meio. Com o auxílio de um descascador, corte a polpa em lâminas.


*************************************************