Youzz.net

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cozinhar Batatas

 Quase toda a gente come batatas. umas pessoas comem-nas para se alimentarem, outras, porém,limitam-se erradamente a encher o estômago.
As donas de casa, com raras excepções, não cozinham as batatas da forma mais correcta.
Começam erradamente por as descascar, e depois para não enegrecerem, colocam-nas dentro de água. Em seguida, cozem-mas em água fria!
Bastam estas operações para tirar às batatas, o valor nutritivo e a vitamina C que elas contêm.
Erram, procedendo assim, porque:

* Descascando-as - suprime-se-lhes todos os sais minerais que possuem.

* Cozendo-as descascadas - tira-se-lhes metade do cálcio e do fósforo, tão necessário para a formação do esqueleto, em especial dos dentes das crianças e para a nutrição das parturientes. Perde-se assim, um terço do Ferro, tão indispensável à formação dos glóbulos vermelhos do sangue e à prevenção contra a anemia. Se a batata fica descascada e em contacto com o ar, oxida-se grande parte das vitaminas que ainda não estejam perdidas ao descascar.

Depois do que fica exposto, verifica-se que comer batatas assim preparadas, ou comer um tubo de pasta dentrífica, produz os mesmos efeitos.
Por consequência, reconhece-se que as batatas, como outros alimentos, se devem cozinhar sem lhes fazer perder as suas propriedades em vitaminas e sais minerais.
Cozinhados com critério, os alimentos não são só mais saborosos, como ainda não se lhes desperdiçam os elementos nutritivos.
As batatas (sempre que possível) devem ser cozidas sem ser descascadas, porque ficam assim mais saborosas e nada perdem do seu valor alimentar.