*************************************
Esta receita foi publicada no livro "As 100 mais famosas receitas do Mundo", de Roland Göök em 1977.
*************************************
A franga de Bruxelas, com um peso de 1,5 a 2,5 kg é o prato de festa tradicional dos belgas. Pode ser assada ou estufada e para o recheio, não há regras obrigatórias. Os entendidos preferem um recheio de castanhas, fígado e trufas.
Serve-se naturalmente com as delicadas couves que em muitos países do mundo se denominam Couves de Bruxelas (choux de Bruxelles).
Os ingredientes do recheio foram calculados para uma franga de tamanho médio — para aves maiores, são necessárias porções maiores.
Ingredientes:
1 galinha de campo nova
sal, pimenta
500 g de castanhas
um pouco de caldo de carne
30 g de manteiga
2 ovos
2 c. sopa de natas
2 trufas
1 c. sopa de sumo de limão
2 c. sopa de salsa picada
noz-moscada, especiarias, um pouco de salva
50 g de manteiga ou margarina
1 copo de vinho tinto
1 boião de iogurte
Preparação:
Tempere a galinha, por dentro e por fora, com sal e pimenta. Golpeie as castanhas em cruz e asse-as num tabuleiro de ir ao forno até abrirem.
Tire-lhes a casca e a pele interior, coza-as no caldo e passe-as por um passador.
Misture o puré de castanhas com o fígado da galinha picado, a manteiga, os ovos, a nata, as trufas picadas, o sumo de limão, a salsa e especiarias.
Recheie a galinha, cosa-a e ate as asas e as patas. Ponha-a numa assadeira, cubra-a com a gordura quente e deixe alourar.
Deite o vinho e água quente e deixe acabar de assar (70-90 minutos), regando-a de vez em quando com o molho.
Dilua o molho do assado com um pouco de água quente, junte o iogurte e rectifique o tempero. Facultativamente, pode ligar-se este molho com 2 c. chá de maizena dissolvida em frio.