Youzz.net

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Empanadas - Chile





*************************************

Esta receita foi publicada no livro "As 100 mais famosas receitas do Mundo", de Roland Göök em 1977.

*************************************


Estreitamente aparentados com os Poroschki Russos, estes saborosos pastéis de carne passam por ser o prato favorito dos chilenos. No entanto, encontram-se também em todos os estados Latino-americanos.

No Chile, costumam temperá-los muito picantes (diz-se que as «empanadas têm de queimar») quer com pimenta-de-caiena quer com malagueta-de-piri-piri picada.

No processo de cozinhar, também podem meter-se no forno, sobre um tabuleiro, pincelados de gema.


Ingredientes:

500 gr de farinha
1/2 C. chá de fermento em pó
2 ovos
leite morno qb
sal
200 gr de manteiga ou margarina
250 gr de sobras de carne cozinhada
2 cebolas
1 dente de alho
1 pimento
2 c. sopa de óleo
2 ovos cozidos
8 azeitonas verdes
50 gr de passas
1 paprika
pimenta
manjerona
gordura para fritar


Preparação:

Sobre uma tábua de amarras, misture a farinha e o fermento em pó. Forme uma cove no centro e deite aí os ovos, o leite e o sal. Misture-os com um pouco de farinha a formar uma papa.

Corte a manteiga aos bocados e ponha-os sobre essa papa. Amasse tudo aé a massa ficar lisa. Faça uma bola e ponha-a 2 horas no frigorífico.

Passe a carne pela máquina de picar e refogue-a em óleo com a cebola picada, o dente de alho esmagado er o pimento limpo de sementes e cortado fino.

Deixe arrefecer um pouco e junte os ovos picados, as azeitonas e as passas. Misture bem e tempere fortemente com sal, pimenta, paprika e manjerona.

Estenda a massa de modo a ficar fina, recorte rodelas de cerca de 10 cm de diâmetro, recheie-as, dobre-as e pincele-lhes os rebordos com clara batida, unindo-os bem.

Frite em óleo quente até ficarem douradas.

Sirva quente.