*************************************
Esta receita foi publicada no livro "As 100 mais famosas receitas do Mundo", de Roland Göök em 1977.
*************************************
Só depois da Segunda Guerra Mundial, a arte de cortar a carne se divulgou entre nós e passou a fazer parte das generalidades da instrução culinária.
A par das designações francesas clássicas, encontra-se nas ementas um número crescente de designações inglesas e americanas. Deste modo a compreensão torna-se por vezes difícil.
Do lombo de vaca cortam-se não só os escalopes e os bifes normais, mas também o chateaubriand, cuja espessura é dupla, os tournedós, mais pequenos, a que se chama também medalhões, e os pequenos filets-mignons. O entrecôte retira-se da parte mais baixa do rosbife. Em Inglaterra chama-se sirloin-steak. O rumpsteak corta-se do prolongamento do rosbife. Por seu lado, o porterhouse-steak é uma costeleta de boi talhada do meio do rosbife, apanhando o osso e carne de lombo. Deve ter cerca de 6 cm de espessura e ser bem entremeada.
Ingredientes:
1 costeleta de boi com carne de lombo (1 kg)
gordura para saltear
40 g de manteiga
sal, pimenta
1 kg de legumes estufados (ervilhas, cenouras, couve-flor, pontas de espargos, feijão verde, tomate, etc.)
manteiga
2 c. de salsa picada
Preparação:
Salteie rapidamente a costeleta na gordura muito quente, junte a manteiga e deixe acabar de passar a costeleta. Só então deve temperar de sal e pimenta.
Ponha a costeleta numa travessa previamente aquecida e disponha a volta os legumes estufados e salteados em manteiga. Polvilhe com a salsa picada.
Facultativamente pode servir também batata cozida ou frita.
Variante: Pincele a costeleta com óleo, tempere-a de sal e pimenta e asse-a na grelha.