Youzz.net

sábado, 28 de dezembro de 2013

Pilaf de carneiro - Turquia



*************************************

Esta receita foi publicada no livro "As 100 mais famosas receitas do Mundo", de Roland Göök em 1977.

*************************************


O Pilaf— que também pode escrever-se Pilâv, Pilaw ou Pilaff — não é, no fundo, mais do que um arroz cozinhado no tacho, com a gordura.

No Próximo Oriente e em vastas regiões do Norte de África, é servido tão frequentemente como as batatas entre nós. «Há tantos pilafs como minaretes», diz um ditado turco.

Além do Pilaf usado para acompanhamento, que também tem de ser gordo e fortemente condimentado, a cozinha oriental conhece numerosos pratos à base dele. O mais conhecido é o Pilaf de Carneiro que na forma original se condimentava unicamente com sal e açafrão.

Esta receita é uma variante um tanto europeizada. Quem o quiser temperar mais ao estilo oriental, não deve usar concentrado de tomate nem paprika. Deve empregar unicamente um pouco de açafrão dissolvido em água de rosas.



Ingredientes:

3 c. de sopa de óleo
1 dente de alho
3 colheres de sopa de amêndoas peladas
2 cebolas
500 g de carneiro
sal, paprika
2 c. sopa de concentrado de tomate
3/4 lt de caldo de carne
250 g de arroz
100 g de passas




Ingredientes:

Aqueça o óleo numa caçarola e aloure o dente de alho e as amêndoas.

Retire o alho e introduza as cebolas cortadas fininhas. Refogue.

Junte a carne cortada aos cubos e salteie-a. Tempere com sal e paprika. Misture o concentrado de tomate no caldo e regue a carne com ele.

Deixe-a cozer, tapada, cerca de 60 minutos e junte então o arroz lavado e as passas. 0 arroz coze em lume brando cerca de 20 minutos.

Sirva o Pilaf com salada de alface ou de tomate.