Para fazer um bom arroz de peixe, não precisa de gastar fortuna nenhuma no peixe.
Sabia que as cabeças de Salmão, são MUITO mais baratas que o salmão à posta? Enquanto o preço médio da posta ronda os 8 a 9€/kg, a cabeça de salmão ronda 1€/kg. E ainda tem um bom bocado de lombo agarrado! Procure nas peixarias das grandes superficies.
Coze-se o peixe ( há muita coisa que se pode aproveitar na cabeça), depois, retira-se as espinhas e tripas. Aproveita-se a água da cozedura para o arroz.
Num tacho, deita-se um pouco de banha e azeite, deixa-se aquecer e junta-se uma cebola cortada Às rodelas, tomate sem pele nem pevides, pimenta, um ramo de salsa, e uma folha de louro. (Se gostar, use também uns pedaços de pimento verde). Quando a cebola estiver loura, deita-se um pouco da água da cozedura (não muita, apenas a necessária para o refogado não pegar). Minutos depois, junta-se os pedaços do peixe, e a água necessária para cozinhar o arroz. Espera-se que levante fervurae adiciona-se então o arroz. Rectifica-se o sal, e quando começar a ferver, mexe-se, aguarda-se 2 ou 3 minutos, volta-se a mexer, e desliga-se o lume, mantendo a panela tapada, e em cima do bico, para manter o calor.
NOTA: para um arroz mais solto e seco, uso 1 dose de arroz para 2 de água. Se pretender com um pouco de caldo, acrescente meia dose de agua por cada dose de arroz.