Youzz.net

sábado, 18 de janeiro de 2014

Rosbife Eszterházy - Hungria




*************************************

Esta receita foi publicada no livro "As 100 mais famosas receitas do Mundo", de Roland Göök em 1977.

*************************************


Os Eszterházy de Galántha eram uma família de magnatas húngaros. Foram elevados à categoria de príncipes do Império Austro-Húngaro em 1687. No princípio do século pertenciam-lhes, entre outras coisas, 21 castelos, 60 vilas e 414 aldeias. Em 1945 ainda eram os maiores proprietários de terras da Hungria.

Os dois representantes mais famosos desta casa foram Nicolau José (1714 - -1790), que construiu o castelo de Eszterhãza, onde Haydn exerceu as funções de mestre de capela quase 30 anos; e o Príncipe Nicolau de Eszterházy (1765-1833), o marechal de campo austro-húngaro que, em 1809, recusou a coroa real da Hungria que Napoleão lhe ofereceu. 

Este rosbife foi-lhe dedicado.


Ingredientes:

750 g de rosbife,
gordura, sal, paprika, pimenta
2 ramos de cheiros
2 cebolas
1 c. sopa de farinha
1/4 lt de caldo de carne,
1 c. sopa de sumo de limão
um pouco de vinho da Madeira,
1 boião de iogurte


Preparação:

Prepare a carne, pincele-a com a gordura quente e grelhe-a de todos os lados, ate ficar loura. Durante este processo, volte a pincelá-la de vez em quando.
Tempere a carne com sal, pimenta e paprika.
Lave os cheiros e pique-os, tal como a cebola e refogue ambas as coisas na frigideira, em gordura quente. Polvilhe com a farinha, mexa bem e junte o caldo.
Junte a carne e deixe acabar de passar.
Passe o molho pelo passador, afine-o com sumo de limão, o vinho da Madeira e iogurte, rectifique o tempero e coloque nele a carne cortada às fatias.
Sirva com macarrão, outras massas, arroz ou puré de batata.