Youzz.net

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Carne de Caça


Leve o Campo à sua mesa, para os apreciadores de carne de caça degustarem com prazer os paladares selvagens.

A carne de caça continua a ser considerada, pelos verdadeiros apreciadores da arte gastronómica, um dos manjares mais apetecido na mesa portuguesa. Perdizes, lebres, coelhos selvagens, javalis e patos.

Cada espécie tem os seus próprios cuidados, condições de conservação e formas de cozinhar. As aves de caça jovens, por exemplo, dão excelentes assados de pele tostada. O coelho e a lebre são óptimos para estufados tradicionais à portuguesa, enquanto a caça grossa, como o javali e o veado, necessita de uma cozedura mais demorada e lenta.


COMO CONSERVAR

Antes de cozinhar as peças, a carne terá que passar por um período de repouso, normalmente chamado de mortificação, que pode ir de um ou 2 dias a mais de uma semana, dependendo do local onde o conservar. Se não estiver habituada a cozinhar caça, informe-se na loja ou com a pessoa que caçou. Uma outra questão a ter SEMPRE EM CONTA é a dos chumbos.Na preparação da carne, tem de haver o cuidado de retirar os "chumbinhos". É que além de estes serem nocivos para a saúde, arrisca-se a que um dos convidados parta um dente...

Em termos nutritivos, a carne de caça, é além de saborosa, rica em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e potássio.

Um dos benefícios da carne de caça, é o seu baixo valor calórico, pois como vivem soltos e num ambiente natural (ao contrários dos animais de criação), quase não acumulam gordura no corpo.