Youzz.net

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Arroz


Como fazer arroz com sucesso:

É, como o trigo, o cereal mais antigo, consumido na China há mais de 3 mil anos, dividindo-se em 8 mil categorias.

Das 8 mil variedades de arroz conhecidas no mundo, podemos dividi-las em 3 grandes categorias, observando o seu formato. Arroz longo, arroz médio e redondo, a sua forma também está associada à menor, ou maior concentração de amido. Assim, para um arroz cozido num caldo (arrozada), é preferível escolher o tipo médio, como o carolino, ou redondo, no caso de um Risotto, escolha o arbório (o mais corrente), Vialone Nano ou Carnaroli, porque absorvem com muita vantagem o caldo. Em comum, todos têm maior concentração de amido. Um arroz longo como o agulha e basmati, devido à menor concentração de amidos, serve para acompanhamentos.

Tal como no vinho, em que o melhor para acompanhar um repasto de uma região é o vinho dessa região, também no arroz uma paelha fica melhor com um arroz valenciano, e um risotto (prato de arroz italiano) com um riso.

O arroz é um alimento muito energético: assim, 100gr de arroz completo têm 360 calorias e os mesmos gramas de arroz branqueado têm 120 calorias. O arroz é um cereal muito rico em amido, sais minerais, vitaminas e fibras, e é de assimilação perfeita, o que faz dele um bom alimento dietético. É ainda um bom remédio para a anemia, fadigas física e nervosa.

CURIOSIDADE: Na Índia, o arroz e o seu uso, bem como o do pão, são segredos de familia, que só se transmitem de mães para filhas.



CUIDADOS COM O ARROZ:

* Os tempos de cozedura diferem consoante as variedades de arroz e a quantidade de líquido que absorvem. Por exemplo, o arroz selvagem deve ficar de molho de um dia para o outro e demora mais tempo a cozer que o arroz normal. Vê-se que está cozido, quando a casca estala.

* O arroz vaporizado,ou os chamados branqueados, que já foram pré-cozidos, levam menos tempo a cozer. Além disso, a absorção de água é menor.

***********************************************************************


Variedades mais apreciadas:

Carolino - Arroz Médio, indicado para um arroz caldoso.

Basmati - Arroz longo, para acompanhamentos, por ser tão solto.

Selvagem - Fibroso, bom para dietas.

Japonês - Mais redondo, com mais goma, ideal para Sushi.

Riso - Ideal para Risottos.


 ***********************************************************************

Se gosta de lavar o arroz, deite a quantidade desejada para um coador, e lave-o em água corrente, agitando-o com a mão até a água sair limpa. Esta lavagem retira a goma do arroz, tornando-o mais solto.

No entanto, o arroz vaporizado (pré-cozido), não deve ser lavado.

***********************************************************************