Youzz.net

terça-feira, 19 de junho de 2012

Na Cozinha - Lavar Loiça


* Logo a seguir às refeições, limpe pratos, tachos e restante louça que tenha sido utilizada. Desta forma, evitará o ressequimento dos restos de comida, o que facilita a lavagem. Em alguns casos, como frigideiras, será melhor "deixar de molho", para amolecer alguma crosta que seja mais difícil remover.

* Evite lavar a louça peça a peça e demoradamente. Junte-a de forma a fazer o mínimo de lavagens por dia. Deite um pouco de detergente no lava-louça, cheio até 3/4 da sua capacidade. Também estará a poupar no detergente. Passe a louça por agua limpa e reutilize essa agua para as descargas na sanita.

* Caso exista máquina de lavar louça, ligue-a apenas com a carga completa. Se colocar louça a mais, tentando ocupar qualquer espaço disponível, corre o risco de a lavagem não chegar a certas peças e aí, ser necessário gastar mais água para fazer novo ciclo.

* 30 a 60 Lt de água, é quanto uma maquina de lavar consome para cada lavagem de louça.

* Antes da lavagem na maquina, passe a louça por agua fria (sem ser em água corrente), retirando a maior parte da sujidade, o que evita programas com mais água quente. Parte substancial do gasto de energia é feito para aquecer a agua.

* Quando se lava a louça à mão, com a torneira sempre aberta, está a gastar-se 10 vezes mais água do que na maquina.