Youzz.net

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Iscas

De Porco ou de Vaca, ambas são saborosíssimas, sendo que as de vaca são um pouco mais amargas. Além disso, é bastante nutritivo e rico em vitaminas, proteínas e ferro. Aliás, durante a gravidez, os médicos aconselham imenso a ingestão deste alimento, devido ao Ácido Fólico. Podendo, escolha fígado de um animal mais novo, pois terá menor concentração de toxinas do que um animal mais velho, mas isso não deve ser considerado um factor taxativo.

Depois de cortado em finas tiras, deve ser temperado com pimenta, alhos cortados, louro e vinagre. (Eu, não coloco logo o sal, pois parece-me que as iscas ficam mais rijas, por isso, só coloco o sal, alguns minutos antes de fritar, ou então, uso sal fino depois de fritas). Deixa-se durante umas horas a tomar o gosto do tempero - pode ser de véspera.
Numa frigideira, coloca-se um pouco de banha, e um fio de azeite. Retiram-se os alhos e o louro do tempero das iscas, e fritam-se nessa gordura. Quando os alhos alourarem, colocam-se as iscas, para fritar. (A gosto: pode usar um pouco do molho do tempero, na fritura).
Há quem compre um pedaço de baço, junto ao fígado; se fôr esse o seu caso, depois de ter as iscas fritas, retire-as da frigideira, e raspe um pouco do baço, juntando esta polpa ao molho que ficou, engrossando-o. Volte a juntar as iscas, e deixe ficar mais 1 ou 2 minutos. Sirva com batata cozida ou outro acompanhamento.