Youzz.net

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Caldeirada de Peixe

Para um almoço, é muito agradável uma caldeirada de peixe, desde que seja bem feita. Para estes fins, os melhores peixes são (aparte os outros): Safio, Tamboril, Corvina, e Raia, sendo este último, saborosíssimo durante o mês de Janeiro. No Tamboril, peça também um pouco de fígado do mesmo, pois confere um sabor excelente ao prato.

Leva-se ao lume, num tacho de barro, azeite, bastante cebola cortada às rodelas, tomates sem peles nem sementes, salsa, pimenta, colorau doce, pimento verde, alhos, louro. Tapa-se e deixa-se ferver durante algum tempo, para que os sabores se misturem, junta-se as batatas às rodelas, e deixa-se ferver mais um pouco. Deita-se o peixe já partido e temperado de sal. Se necessário, adicione um pouco de água a ferver.
Nunca se destapa o tacho, para não pegar ao fundo; segura-se com as duas mãos e volteia-se. Quando fôr servir, pode polvilhar com salsa, ou outra erva a gosto.

NOTA: Se mantiver o tacho tapado o máximo de tempo, os vapores concentrar-se-hão na tampa e escorrerão de volta para dentro do tacho, dando assim, água +/- suficiente para o prato, e recuperando os nutrientes que se "perdem" na cozedura.