Youzz.net

terça-feira, 19 de junho de 2012

Arroz de Peixe


Para fazer um bom arroz de peixe, não precisa de gastar fortuna nenhuma no peixe.
Sabia que as cabeças de Salmão, são MUITO mais baratas que o salmão à posta? Enquanto o preço médio da posta ronda os 8 a 9€/kg, a cabeça de salmão ronda 1€/kg. E ainda tem um bom bocado de lombo agarrado! Procure nas peixarias das grandes superficies.

Coze-se o peixe ( há muita coisa que se pode aproveitar na cabeça), depois, retira-se as espinhas e tripas. Aproveita-se a água da cozedura para o arroz.
Num tacho, deita-se um pouco de banha e azeite, deixa-se aquecer e junta-se uma cebola cortada Às rodelas, tomate sem pele nem pevides, pimenta, um ramo de salsa, e uma folha de louro. (Se gostar, use também uns pedaços de pimento verde). Quando a cebola estiver loura, deita-se um pouco da água da cozedura (não muita, apenas a necessária para o refogado não pegar). Minutos depois, junta-se os pedaços do peixe, e a água necessária para cozinhar o arroz. Espera-se que levante fervurae adiciona-se então o arroz. Rectifica-se o sal, e quando começar a ferver, mexe-se, aguarda-se 2 ou 3 minutos, volta-se a mexer, e desliga-se o lume, mantendo a panela tapada, e em cima do bico, para manter o calor.

NOTA: para um arroz mais solto e seco, uso 1 dose de arroz para 2 de água. Se pretender com um pouco de caldo, acrescente meia dose de agua por cada dose de arroz.