Youzz.net

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Salzburger Nockerln - Áustria




*************************************

Esta receita foi publicada no livro "As 100 mais famosas receitas do Mundo", de Roland Göök em 1977.

*************************************


*************************************



Quem não gosta deles, não tem talento para Austríaco; quem não os sabe fazer, não tem talento para dona de casa. De facto, fazer os Nockerin não é nada fácil. Todos aqueles que o tentaram e não obtiveram como resultado mais do que uma espécie de crepes peganhentos poderão confirmá-lo.
Os Nockerin compõem-se principalmente de «ar» envolvido numa leve casca de açúcar, ovo e muito pouca farinha. Esta casquinha abate quando não é convenientemente preparada. Basta a temperatura do forno não ser suficiente ou haver uma pontinha de ar para abaterem. Portanto, siga a risca a receita e tenha o maior cuidado.
É possível que os famosos Nockerin tenham sido criados no princípio do séc. XVII, sob a égide de Dietrich von Raitenau, que foi arcebispo de Salzburgo e grande apreciador do poder, da pompa e da doçaria ligeira.


Ingredientes:

4 claras
50 g de açúcar fino
1 pacotinho de açúcar baunilhado
3 gemas
20 g de farinha
40 g de manteiga


Preparação:

Bata as claras em castelo e misture-lhes o açúcar e o açúcar baunilhado. Tire 3 c. sopa de claras em castelo e misture-as com as gemas. Volte a misturar com o resto das claras. Peneire para cima a farinha e incorpore-a cuidadosamente. Derreta a manteiga numa forma baixa. Deite colheradas do preparado na forma. Leve a dourar em forno quente, previamente aquecido, de 8 a 10 minutos. Sirva imediatamente, preservando cuidadosamente de correntes de ar e de diferenças de temperatura. Pode polvilhar com açúcar
em pó ou baunilhado.