Youzz.net

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reclamação - ATENÇÃO

Partilho convosco uma situação que aconteceu com uma pessoa bem próxima de mim: A minha mãe.

Esta minha publicação não tem carácter difamatório, nem tenciona denegrir empresa nenhuma. O que pretendo sim, é partilhar com outras pessoas (neste caso, o "meu" público), a minha experiência (quase) pessoal com esta entidade. Se alguém se sentir lesado, só tenho uma resposta: comecem a trabalhar EM CONDIÇÕES, tenham mais atenção ao que fazem e mentalizem-se de uma vez que o "Zé Povinho" deixou de ser burro há muito tempo. Podem chamar "Lapso", "erro informático", o que quiserem; eu, pessoalmente só tenho uma classificação para isto: Clara tentativa de extorquir dinheiro aos clientes/ex-clientes.


Passemos à história:

Depois de ano e meio de serviço com a Cabovisão, em que findou o prazo de fidelização de cliente, o serviço prestado tinha imensas falhas: fraco sinal, e com muitas falhas, quer na emissão de sinal, quer com o numero de canais, pois deixaram de emitir vários canais e não prestaram qualquer esclarecimento ao cliente, nem sequer compensaram de alguma forma a falha, pois o valor da mensalidade não registava nenhum decréscimo, bem pelo contrário, ia aumentando.

Eu, pessoalmente fiz vários contactos telefónicos para o Apoio ao cliente, a relatar a situação, inclusivé, solicitei a presença de um técnico para verificar o porquê do sinal ter tão má qualidade. NUNCA, mas NUNCA se deslocou ninguém ao local para resolver a situação, nem foi apresentada outra solução.

Obviamente aborrecida com a situação, a minha mãe decide testar um equipamento TDT, para saber se o sinal TDT na zona era minimamente satisfatório. Ficaria apenas com os 4 canais nacionais, mas para ela, isso é suficiente, dados os horários que ela tem (casa - trabalho - casa)...

Pois é!! E não é que o equipamento TDT funciona maravilhosamente, com um sinal belíssimo, quase sem falhas? A minha mãe começa a fazer contas: pagar entre 27 a 29€/mês à Cabovisão, só por um telefone que quase não usa, e um sinal de televisão com falhas atras de falhas, e comprar um equipamento TDT que custa 30€ e acaba-se a conversa... Dito e feito.

No dia 24 de Janeiro 2013, deslocamo-nos a uma loja da Cabovisão, e ela procede ao cancelamento. Informam-na de que ainda irá receber uma carta a pagar uma mensalidade, correspondente ao tempo entre esta data e a data de corte de serviço.




15 dias depois (+/-), recebe uma carta a informar que a data oficial de cancelamento de serviço seria dia 24 de Fevereiro 2013. E que após essa data, tinha 30 dias para entregar os equipamentos.










Entretanto, recebe a tal factura para pagar a tal mensalidade correspondente ao tempo em falta até à data de corte. Ela paga, sem qualquer atraso, nem questão a colocar.

No dia 13 de Março, ela desloca-se a uma loja Cabovisão e leva consigo os equipamentos. É então que lhe dizem que falta um Comando. ATENÇÃO: não vem referido na carta, como equipamento a entregar!!!






Ainda assim, no dia 20 de Março, ela volta à loja e entrega o Comando. Ainda está DENTRO DO PRAZO!!





Julgando que o processo está todo concluído, qual não é o espanto da minha mãe, quando em Abril, recebe uma nova factura, a solicitar o pagamento de 20€, referente a 13/3/13. Calma lá! O serviço foi oficialmente cortado a 24 de Fevereiro!




De novo, e a pedido da minha mãe, tomei as rédeas do assunto, e liguei para a Cabovisão, a exigir esclarecimentos. Mais caricata foi a conversa...

A "menina" que me atendeu (muito simpática, sim senhora, mas infeliz nas respostas), verificou o registo de cliente, indica-me que o pedido dos 20€, era pela falta de entrega do Comando, ao que eu respondi:

"Pois... Mas eu tenho aqui na minha mão, o documento comprovativo da entrega do mesmo, no dia 20 de Março, portanto DENTRO do prazo. Como é que ficamos?"

Voltou a pedir um tempo para verificar a informação, e volta à linha com uma proposta, para a qual tive mesmo que fazer um esforço tremendo para manter a boa educação, e não descarrilar...

Propôs-me então que a cliente pagasse a factura, para evitar atritos, e depois a Cabovisão iria analisar a situação e ver se de facto eram mal facturados, os 20€, e só então eles entrariam de novo em contacto.

Rica proposta! Tive que fazer um roll-back e lembrar-me dos tempos em que fui comunicadora técnica do SAPOe Telepac, e relembrar-me de que todas as eventuais respostas idiotas que dava aos clientes, não eram de minha autoria, mas sim, de um guião que tinha que cumprir escrupulosamente, sob pena de me penalizarem no ordenado.

Propus então o seguinte: "A cliente não vai pagar rigorosamente nada. Vocês analisam a situação como quiserem e bem entenderem, e se quiserem atritos, sigam para tribunal, pois isto é claramente uma tentativa de extorsão financeira à cliente, além das xatices inerentes a toda esta situação - nervos, stress, etc. Ficamos com esta proposta em cima da mesa, ok?"

Conversa findada, e esta semana, a minha mãe recebeu esta factura, a que pergunto eu: Aparecem 20€ pagos. Onde e como? Quem pagou? Nem ao menos uma carta a pedir desculpas pelo incómodo, e pelo lapso?



É o que temos, minha gente, meio mundo a querer enganar outro meio. Abram bem o olho quando vos tentam cobrar serviços que já não vos estão a prestar. Vejam bem as datas a que se refere.

Espero que esta partilha ajude e elucide muitas pessoas.