Youzz.net

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Doces e Compotas

Antigamente era muito comum prepararem-se deliciosas compotas no fim do Verão, para serem consumidas ao longo do Inverno. Actualmente essa prática parece ter caído em desuso, o que é pena, pois, além de ser mais saudável o consumo de compotas caseiras, estas continuam a ter as mais variadas aplicações: sobremesa, lanche, pequeno almoço, etc.

* O consumo de compotas à sobremesa, é uma tradição quase extinta. No entanto, a compota é considerada um alimento leve e complemento óptimo de qualquer refeição, desde que não tenha sido confeccionada com açúcar em excesso, nem seja consumida em grandes quantidades de uma só vez. Só assim não irá servir de sobrecarga para o estômago. A maioria das pessoas como compotas ao pequeno almoço e ao lanche, fornecendo assim ao organismo as calorias doces indispensáveis ao seu bom funcionamento durante todo o dia. São especialmente as crianças as que mais apreciam os doces, contudo não os devem comer em demasia.

* Portanto, as compotas podem ser preciosos auxiliares da alimentação, mesmo após uma refeição bastante equilibrada e completa.

* As compotas podem também ajudar a economizar "recuperando" os restos de bolos ou pão, que depois de torrados e/ou aquecidos e barrados com qualquer qualidade de doce, são uma verdadeira delícia. As compotas podem entrar também na confecção de bolos e pudins, e no recheio de crepes. Antes de se rechear um crepe, deve-se barrá-lo com manteiga, enrolá-lo com a ajuda de papel de alumínio e colocá-lo logo de seguida no forno.

* As compotas também ligam muito bem com natas, iogurte, gelados, etc.

* As crianças preferem as compotas com pedacinhos de frutas.

* Quer se trate de gelados feitos em casa, quer comprados, tornar-se-ão um alimento muito mais completo e saboroso se forem acompanhados com um pouco de compota, a qual poderá ser servida quente ou à temperatura ambiente. Ao contrário do que habitualmente se pensa, muitas compotas ligam muito bem com chocolate, na confecção de bolos de qualquer espécie.

* Quem gostar, pode utilizar compotas na preparação de bebidas geladas com leite, nas quais servem de açúcar, de aroma e até de corante. Neste caso, é importante saber combinar os sabores e as diferentes cores das compotas. Para este efeito, pode utilizar, por exemplo, geleia de groselha, framboesa ou marmelo, etc.

* As compotas podem também servir para açucarar uma fruta ou bebida: A compota de alperce combina bem com sumo de laranja; a compota de maçã com geleia de groselha ou framboesa com algumas gotas de limão, etc. O creme de castanha combina com natas, baunilha, chocolate e outros gelados simples. Em pastelarias as compotas têm as mais variadas aplicações: barrar tartes, rechear pão-de-ló e tortas enroladas. Os pequenos bolos secos também podem ser recheados ou cobertos, por exemplo, os bolos de areia. Os molhos de compota podem igualmente acompanhar arroz-doce ou salgado, assados, pudins, etc.

*****************************************************************************



Doces e compotas: