Youzz.net

domingo, 24 de março de 2013

Poupar no Seguro de Vida - Crédito à Habitação


Update 25-08-2014

Continuo satisfeitíssima com esta mudança. O seguro aumentou apenas 4.72€, ao passo que na seguradora anterior aumentava sempre cerca de quase 10€...

Eis um print do extracto do banco, com o montante:



Volto a dizer: informem-se bem, e depois decidam em consciência. Pode ser que estejam a "perder" dinheiro com os seguros que vos "impingiram".


**********************************************************



Como sabem, encontrei-me com um representante de uma seguradora, e revi a obrigatoriedade de ter um Seguro de vida - Credito à Habitação.

Relembro que estou neste momento a pagar 53,07€/mês, e por receio de aumentar o spread da prestação da casa, nunca procedi a qualquer alteração na seguradora. Esta seguradora, fez-me uma simulação, e uma apólice ligeiramente diferente, mas a meu ver MUITO mais proveitosa e com muitos mais benefícios, por 25,12€/mês.Sim, leram bem, e eu não me enganei - 53,07€ vs 25,12€.

Para quem não sabe, o Decreto-Lei n.º 222/2009 estipula, para além de outros pontos, que o capital segurado pelo seguro de vida (se associado a um crédito habitação) acompanhe o valor do montante em dívida e, mais importante ainda, esse acompanhamento se reflicta no valor do prémio a pagar. Ou seja, todos os anos, o valor em dívida, é menor, pelo que o prémio do seguro é actualizado sobre esse montante.

Comparo agora as condições das apólices:

Actual - a pagar todos os meses: 53,07€:
Cobertura principal - Morte
Coberturas complementares: Invalidez total e permanente,
Beneficiário pelo capital em dívida: o Banco;
Pelo eventual excesso para o capital seguro:
 em caso de morte, os Herdeiros legais,
 outras coberturas: a pessoa Segura.

Simulação - valor a pagar todos os meses: 25,12€:
Coberturas principais - Morte e/ou Invalidez total e permanente
Cobertura complementar: Morte por Acidente de Circulação (que cobre acidentes de circulação sofridos pela Pessoa Segura, na qualidade de peão, condutor ou passageiro de veículos automóveis ligeiros de passageiros, ou como passageiro de transportes públicos), esta cobertura garante suplementarmente ao capital devido por morte ao Beneficiário Irrevogável, o pagamento de um valor idêntico aquele capital, aos Beneficiários designados, ou seja duplicam o capital - Recebe o banco, o valor em divida e recebe o Beneficiário designado, o MESMO montante.



Como sou "desconfiada", já fiz umas quantas pesquisas sobre esta seguradora, e até na DECO encontrei BOAS referências. Claro que encontrei umas queixas, mas nada que me deixe insegura.

Estou mesmo decidida a confrontar o meu banco, e ver qual a resposta deles a uma proposta destas. Não acredito que eles igualem, portanto...

Não faço aqui referências às seguradoras envolvidas por questões de bom-senso, mas quem quiser saber mais pormenores, é só dizer, que terei todo o gosto em partilhar (em privado), os contactos do representante que me elucidou de todo este "quadro financeiro". Pode enviar email para pequenina.pk@gmail.com.