Youzz.net

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cerejas



A cereja, é um fruto muito refrescante graças à sua polpa e, por este motivo, é apreciada quer por crianças, adultos ou até pássaros.

A cereja que conhecemos, é cultivada da cereja silvestre, que cresce nos bosques e que outrora abundava por toda a Europa. Julga-se ser proveniente do Cáucaso (região da antiga URSS), onde ainda existe em estado selvagem, e ter sido trazida pelos pássaros.

Existem centenas de variedades de cerejas, desde as pretas a vermelho transparente. O seu sabor pode ser acre, doce ou uma mistura de ambos. Tanto as cerejas como as Ginjas têm diversos usos. Servem para confeccionar doces, saladas de frutas, sumos, comerem-se ao natural, etc. Há uma espécie de Ginjas que é tão ácida que quase não se consegue comer ao natural. No entanto, é usada pelos alemães da Floresta Negra, para confeccionarem uma tarte típica da região.

As cerejas têm múltiplas propriedades, e possibilidades de aproveitamento. Como acontece em relação a outras rosáceas, a cereja exerce uma actividade importante nas vias gastrointestinais, e nos seus órgãos anexos, ou seja, a glândula hepática e o pâncreas.

Tanto as cerejas como as Ginjas são ricas em glicose, mas as ultimas também têm ácido orgânico, o que lhes dá aquele sabor acre que todos conhecemos. Os ácidos vegetais actuam como depuradores e elementos anti-bacterianos. Além disso, são desinfectantes e importantes auxiliares das secreções e da digestão.

1 kg de cerejas por dia eliminará certamente a prisão de ventre. Outro aspecto importante a salientar, é o facto da cereja possuir um elevado conteúdo de minerais, conseguindo eliminar graves deficiências da nutrição, causadas pelo consumo em excesso de farinha branca, açúcar, carne e diversas especiarias.

Quem quiser emagrecer pode submeter-se a uma dieta total de cerejas, porque dão a sensação de estômago cheio. A redução de peso com este tipo de dieta, é notória e deve-se ao facto de não se ingerirem alimentos ricos em gorduras, proteínas nem sal.


In "Segredos de Cozinha", edição nº 45 de 1986