*************************************
Esta receita foi publicada no livro "As 100 mais famosas receitas do Mundo", de Roland Göök em 1977.
*************************************
Os «anjos a cavalo» são uma especialidade da cozinha inglesa, embora apareçam também nas ementas de outros países, como por exemplo em frança, onde se chamam «Anges à Chéval».
Este acepipe pode servir-se como "entremets", mas serve-se como entrada.
O toucinho tem de ficar louro e firme. Em vez de toucinho gordo salgado, pode utilizar-se toucinho fumado - é uma questão de gosto.
As ostras só se apanham nos meses com «R» (Setembro, a Abril). Nos restantes meses, não sabem tão bem e estragam-se mais depressa. Actualmente, só uma parte das ostras provém dos bancos naturais. A maior parte é cultivada em parques - bacias cheias de água do mar, próximas da costa.
Ingredientes:
12 a 16 ostras
12 a 16 fatias de toucinho, muito finas
pimenta qb
1 limão
Preparação:
Abra as ostras e retire a "carne". Utilize apenas ostras bem fechadas - rejeite as que tenham a concha aberta.
Envolva cada ostra numa fatia de toucinho e fixe com um palito.
Polvilhe com pimenta moída na altura.
Disponha os rolinhos num tabuleiro de ir ao forno e toste-os 10 a 15 minutos, em forno previamente aquecido, de modo a que o toucinho fique estaladiço e consistente.
Sirva quente, com rodelas de limão e fatias de pão torrado.
Também pode grelhar as ostras, devendo a distância do lume às espetadas ser de cerca de 10 cm. Grelhe 3 a 4 minutos de cada lado.
Se quiser, pode cobrir as ostras - tanto assadas como grelhadas - com pão ralado torrado (para este fim, utilize unicamente manteiga).